NOVO COLABORADOR

Músico do Paralamas do Sucesso visita sítio histórico da Rampa

Local exato da foto histórica dos presidentes Vargas e Roosevelt, na Rampa

João Barone conhecendo o prédio de arcos da "Rampa" e a estação de passageiros da Panair

Maquete do rio Potengi

O diretores da Fundação Rampa, Leonardo Dantas, Pedro Tavares e o convidado, com a Rampa ao fundo

No alto da antiga torre de observação da Panair, em Natal. Ao fundo, as antigas instalações da Condor.

O músico acompanhado do diretor de pesquisa e ensino, Fred, provando uma jaqueta original da FEB

Após a apresentação do Paralamas do Sucesso, a Fundação Rampa se despediu do novo colaborador no camarim

O interesse pela aviação e, em especial, pela Segunda Guerra Mundial uniu a Fundação Rampa a um colaborador de prestígio nacional. O músico do Paralamas do Sucesso e escritor, João Barone, esteve em Natal neste fim de semana para uma apresentação e aproveitou a oportunidade para conhecer de perto o trabalho da Fundação Rampa.
A convite da entidade, Barone conheceu um pouco da rica história potiguar em visita ao sítio histórico da “Rampa”, no bairro de Santos Reis. Acompanhado dos diretores da Fundação, o músico foi ao local exato da foto histórica, depois às antigas instalações da Panair do Brasil, conhecendo a sala de embarque e desembarque, a torre de controle e o píer de atracação das aeronaves. O passeio continuou por parte das instalações do Sindicato Condor / Lufthansa, nas margens do rio Potengi.
No almoço, Barone revelou estar escrevendo um livro sobre a Força Expedicionária Brasileira, por isso o interesse em pesquisar o tema, mais ainda, por seu pai ter servido na Itália. O diretor de pesquisa e ensino da Fundação Rampa, Frederico Nicolau, reafirmou que Natal, além de solo sagrado para a aviação, é o berço da FEB, pois foi a partir do encontro dos presidentes na cidade que ficou decidido o envio de tropas brasileira ao fronte de batalha.
Na parte da tarde, o músico conheceu um pouco do acervo da fundação, principalmente, fotografias. Ele ficou interessado nas imagens com carros da época, explicando estar restaurando um veículo Dodge WC 51, o qual pode ter sido oriundo da Base de Parnamirim. “Comprei esse carro no Ceará e o proprietário me afirmou que o carro era de Parnamirim. Estou pesquisando isso enquanto a restauração prossegue, quem sabe eu pinte ele com a sigla do South Atlantic Wing (SAW), aqui de Natal”, comentou Barone, que também é o idealizador do documentário “Um brasileiro no dia D”.

A Fundação Rampa agradece a atenção de João Barone e se coloca a disposição para qualquer esclarecimento em sua pesquisa, aguardando o retorno.

Rampa USA