Base Oeste

Parnamirim

A presença norte-americana na Base Aérea de Natal (BANT) foi um dos principais fatos históricos do Rio Grande do Norte, porém, ao contrário do que muitas pessoas imaginam não foram os americanos que criaram a instalação militar. A Fundação Rampa deu início a uma pesquisa e catalogação dos primeiros prédios que deram início da BANT. Hoje, a base área fica bem mais próxima da cidade de Parnamirim, contudo, na época esta cidade ainda não existia, por isso, Natal deu nome a unidade militar brasileira.
Contudo, o nome Parnamirim sempre foi utilizado. O “campo de Parnamirim” ou Parnamirim Field, como seria chamado pelos americanos, remonta à década de 20, quando os franceses escolheram Natal como rota do correio aéreo em passagem para Buenos Aires.
Em julho de 1927, chega a Natal o francês Paul Vachet para implantar um aeródromo com intuito de atender as aeronaves da empresa aeropostal Latécoére, encontrando tal espaço a 17 quilômetros ao sul da capital. Em meados de outubro de 1927, chega ao campo de Parnamirim o primeiro vôo registrado, trazendo os pilotos Costes e Lê Brix, franceses que participavam de um raid internacional (quebra de recorde). Não eram da Latécoére, porém, seria a primeira vez que uma aeronave faria a rota África-Natal, sem escalas. O tão sonhado plano francês de unir Paris a Buenos Aires, por uma rota totalmente aérea, só ocorreria em 1930, quando Jean Mermoz partiu do Senegal, pousando em Natal com mala postal parisiense destinada a todos os locais da América do Sul. A linha opera até 1940, já denominada Air France, quando a França de rende aos alemães no período da Segunda Guerra Mundial.

Alicerce do hangar francês e vista da primeira do local onde seria a primeira pista do Campo de Parnamirim.

Detalhe: parafusos que fixavam a armação de metal de sustentação do hangar

Acesso da vila dos franceses, criada em 1927 e depois aproveitada como "Vila Jean Mermoz" pela FAB

Antiga residência de funcionários da Air France, também utilizada como estação de rádio PUY-9 da FAB

Vila dos franceses. Teto com estrutura de metal com vigas "I", tipicamente dos franceses

Entre março e abril de 1940, a empresa de correio aéreo italiana, Linee Aeree Transcontinentali Italiane (LATI) se estabelece vizinho aos franceses em Parnamirim, utilizando a mesma pista. Curiosamente, em maio daquele ano a Itália declara guerra aos franceses, e mesmo assim por cerca de uma mês os dois utilizaram o mesmo aeródromo. Em 1941, os italianos deixaram o Brasil sabotados pelo bloqueio de combustível coordenado pelos americanos, que sem estar em guerra, apoiavam os ingleses, inclusive utilizando a base de Parnamirim através de uma acordo com o governo brasileiro denominado Airport Development Program (ADP). Tal acordo previa o desenvolvimento de aeroportos no país, iniciando Parnamirim Field em julho de 1941, com o verdadeiro interesse de exportar equipamentos de guerra aos aliados ingleses que lutavam no norte da África. Porém, esta situação de clandestinidade continuaria até dezembro de 41, quando os Estados Unidos entram na Segunda Guerra.

Hangar da LATI ainda de pé nas instalações da Base Oeste

O lado brasileiro

No cenário de guerra, a presença dos americanos em Parnamirim Field teve que ser aceita pelo Brasil devido ao tratado de Havana, assinado em julho de 1940. Contudo, quando os estrangeiros militares chegaram, em janeiro de 1942, passaram a ocupar o lado francês do “campo de Parnamirim”, enquanto que o hangar da LATI foi ocupado por homens do Exército Brasileiro com a missão de espionar a movimentação americana. Em março deste ano os americanos deixam essas instalações e ocupam a base de Parnamirim, com os primeiros prédios concluídos e no dia 2 de março de 1942, o governo brasileiro cria a Base Aérea de Natal (BANT), através do decreto de Lei nº 4.142, assinado pelo então ministro da Aeronáutica do governo do presidente Getúlio Vargas, Salgado Filho. Contudo, a ativação ocorreria apenas em 5 de novembro do mesmo ano. Desta forma, as duas bases aérea, a BANT e Parnamirim Field, passam a operar no mesmo espaço, a brasileiro no que ficaria conhecido como “Base Oeste” e a americana como “Trampolim da Vitória”.
Inicialmente, a BANT abriga diversas unidades de caça, bombardeio e patrulha, dentre elas, o 2º Grupo de Caça, com os Curtiss P-40. Em outubro de 1944, o 2º Grupo de Caça foi transferido de Natal para a Santa Cruz no Rio de Janeiro. Algum tempo depois, este esquadrão foi transformado no Estágio de Seleção de Pilotos de Combate e, depois, no 3º/1º GAvC (Grupo de Aviação de Caça). Enquanto isso, em Natal, era criado o 1º Grupo Misto, equipado com um esquadrão de caça e outro de bombardeio. Tal grupo foi extinto em 28 de agosto de 1945 e criado em seu lugar o 5º GBM Grupo de Bombardeio Médio, equipado com os NA B-25J Mitchell.
Com o fim da guerra, os norte-americanos desocupam Parnamirim Field que passa a ser propriedade da Força Aérea Brasileira. A base oeste continuou sendo instalação militar, no entanto, abrigou também o Aeroclube do Rio Grande do Norte e o hangar oficial do Governo do Estado.
Atualmente, no terreno a FAB ergueu a sede da I Força Aérea (I FAE) e instalações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA). Nos prédios remanescentes da década de 40 funcionam ainda a Escola Estadual Santos Dumont, a Brigada de Incêndio e almoxarifado.

Hangar da LATI em 1947 sob ocupação da FAB.

Atualmente o espaço está desativado

Hospital da Base Aére de Natal, meados de 40

Atualmente o prédio está desativado. No passado abrigou também a Escola Trampolim da Vitória

Cine Catre, meados de 40