7 de Setembro

Veteranos da Segunda Guerra são homenageados

Foto: Canindé Soares

A Fundação Rampa, pelo terceiro ano consecutivo, surpreende no desfile da Independência. Em 2009, a presença de atores representando Vargas e Roosevelt foram destaque, repetindo o feito em 2010 apresentando uma réplica do avião Jahu, símbolo da conquista aérea nacional e da Fundação Rampa.
Em 2011, a surpresa ficou por conta das vestimentas dos membros participantes do desfile, representando os pilotos do 1º Grupo de Caça “Senta a Pua”, que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra, além dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira. O destacamento contou com 15 integrantes e quatro viaturas, chamando a atenção do público presente e arrancando aplausos.
A homenagem foi reconhecida pelos veteranos presentes no desfile, entre eles o capitão Severino Sousa, representante da Associação Norte-Riograndense da FEB. Entre o público, o reconhecimento surgiu através do interesse pelo assunto e das fotografias ao lado dos “frampianos”.

Destacamento FRAMPA, da esquerda para a direita: Martins, Moisés, Rezende, Barbosa, Roberto, Ricardo, Batalha, Reinaldo e Pedro Tavares
Foto: Leonardo Dantas

Concentração com o destacamento dos febianos
Foto: Leonardo Dantas