Página Inicial | English Rampa USA Rampa USA

 

MARINHA

 

 

Base Naval de Natal fez história na guerra

 


Entrega do DE-177 e DE-179, em 15 de agosto de 1944


Entrega do DE-177 e DE-179, em 15 de agosto de 1944


USS McAnn DE-179, USS Reybolt DE-177, USS Pennewill DE-175 e USS Herzog DE-178, na cerimônia de transferência.


USS McAnn DE-179 foi rebatizado de BE-Bauru e, atualmente, está exposto no Centro Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro

 


O site da Fundação Rampa Brasil recorrerá a um tópico do portal em “inglês” diante da curiosidade do tema. Há algum tempo que estas fotos publicadas estão de posse da Fundação, contudo, nunca foram expostas. Trata-se da entrega de dois navios norte-americanos à Marinha do Brasil, em agosto de 1944, numa solenidade na Base Naval de Natal, mostrando a importância da cidade não apenas com Parnamirim Field.
Na época, a marinha brasileira estava desarmada e impossibilitada de defender a costa, atualmente, conhecida como “Amazônia Azul”, e a prova disto foi a ação livre dos submarinos alemães U-boot´s até meados de 1943, quando os americanos iniciaram a série de afundamentos.
A inexistente indústria nacional e o esforço de guerra dos países mais desenvolvidos impossibilitou a compra de meios navais, até o ano de 1944, quando os Estados Unidos tiveram condições de fornecer armamentos e veículos aos países aliados, entre eles o Brasil.
Um dado curioso e descoberto pela Fundação Rampa, é que o almirante Ary Parreira, construtor da Base Naval de Natal, entre os anos de 1941 e 1942, numa carta respondeu ao então presidente Vargas sobre o questionamento “do que ele precisava”, feito em 1943 durante a visita a Natal. A resposta foi clara; “navios, barcos e navios”, pois seria impossível defender a costa sem os meios necessários, estando profundamente chateado por não poder proteger os comboios nem a força expedicionária brasileira que lutaria na Itália em 1944.
Após três anos em aparente desvantagem, em 1944 os aliados começas a virar o jogo da guerra e, aliado a isso, acontece um excedente de produção para o esforço de guerra, possibilitando a transferência de meios ao Brasil e, conseqüentemente, à Marinha. No dia 1 de agosto daquele ano, os navios USS Pennwill DE-175 e o USS Herzog DE-178 tornam-se parte da Marinha do Brasil, sobre os termos da Lei de Empréstimos e Arrendamento, sendo totalmente transferido após a guerra.
A cerimônia de entrega ocorreria no dia 15 de agosto de 1944, na Base Naval de Natal, a mesma fundada pelo almirante Ary Parreira e que hoje leva seu nome. Estavam presentes as maiores autoridades civis e militares da cidade, inclusive o almirante Ingram, comandante e chefe norte-americano das força armadas no Atlântico Sul. Neste mesmo dia, eram entregues ainda outros dois navios, o USS Reybolt DE-177 e o USS McAnn DE-179, e até novembro do mesmo ano outros quatros Destroyers Escort viriam.
Apesar de ser o final da guerra, seria o alívio do almirante Ary Parreira. A partir de então foi possível uma melhor proteção da costa, escolta dos comboios e até participação na travessia das tropas brasileiras sobre o atlântico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

Rampa USA