ENSINO

FRAMPA inicia novo ciclo de palestras

Diretor de Pesquisa e Ensino, Frederico Nicolau, dando início a palestra aos militares

Direção Fundação, Pedro Tavares, Fred, cel Sendin, Leonardo Dantas, e ao centro o brig Volkmer

Crianças em visita de campo a vila dos alemães, dentro do 17 GAC

A Fundação Rampa quando nomeou sua nova diretoria, no ano de 2008, elegeu também novos objetivos, formando o tripé; pesquisa, preservação e ensino. Este último item estava adormecido até o mês de agosto último, quando a Fundação concluiu uma nova apresentação, detalhando cada momento histórico da aviação e do estado do Rio Grande do Norte.
No dia 1 de setembro, uma turma especial teve a oportunidade de conhecer esse novo conteúdo com novas informações, fotografias e vídeos. Trata-se dos recém promovidos tenentes aviadores da Força Aérea Brasileira, alunos do curso de formação em “caça”, do 2º/5º Grupo de Aviação. Além dos pilotos, militares do quadro da I Força Aérea (I FAE) também estiveram presentes, ao lado do comandante da unidade, o brigadeiro José Hugo Volkmer.
Na palestra de uma hora, os convidados foram os primeiros a ter acesso às fotos resgatadas, recentemente, pela Fundação Rampa, que estavam perdidas nos Estados Unidos. Ao todo são 2 álbuns com cerca de 400 fotografias da década de 40 de Natal, as quais agora se somam ao acervo da entidade, totalizando mais de 1.200 fotografias de época.

17 GAC

No dia 23 de agosto, poucos dias antes, a Fundação Rampa iniciou essa nova fase de palestras no 17º Grupamento de Artilharia e Campanha, para uma platéia não menos especial. Crianças, moradoras do bairro de Santos Reis e Rocas, vizinhos da unidade militar tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações do grupamento, bem como seu arsenal de canhões Obuses 105 mm.
Por ser um público de “pequenos curiosos” a Fundação teve que adaptar o conhecimento passado, explicando aos curiosos o que era um hangar, por que as aeronaves vinham ao rio Potengi e como seus pais, avós e bisavós fizeram parte desta história.

Rampa USA