69 ANOS DO ENCONTRO DOS PRESIDENTES

VARGAS E ROOSEVELT

Encenação da Conferência do Potengi

Ao lado do Jeep, o jornalista Roberto Muylaerte que escreve sobre o encontro original

Os colaboradores (esq) cel Rômulo, (dir) o SO Ricardo e (centro) presidente Frampa cel Sendin

Dir. Pesquisa Frederico Nicolau ao lado dos colaboradores da Frampa

A Fundação Rampa realizou, em janeiro de 2012, a 4ª edição da “Conferência do Potengi, em Natal. O evento é um ato simbólico que encena o encontro dos presidentes Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosvelt, do Brasil e dos Estados Unidos, respectivamente, ocorrido em janeiro de 1943, na capital potiguar. Diferente das duas edições anteriores, e voltando para a proposta inicial, o tradicional comboio de veículos históricos e militares seguiu do sítio histórico da Rampa, em Santos Reis, em direção a Base Aérea de Natal (Bant), em Parnamirim, fazendo o percurso original dos presidentes.

O evento teve início às 9h, no dia 28 de janeiro, com a concentração dos veículos, o que chamou atenção de centenas de populares no antigo pátio de aeronaves da base de hidroaviões norte-americana, atualmente conhecida como Rampa. O momento contou com a apresentação da Banda de Música da Bant, a qual entreteve os convidados ao som de músicas clássicas e históricas, como o hino do aviador.

À s 10h, o comboio partiu da Rampa dividido em três alas; a primeira da Fundação Rampa com o “Jeep nº 7” à frente e os atores representando Vargas, Roosevelt e o almirante Inghran, o segundo com as viaturas militares da Força Aérea, Marinha, Exército e Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, seguidos pela ala dos convidados, composta pelo Clube do Carro Antigo, Clube do Fusca do RN, Moto Tribo Track RN e demais presentes.

Depois de passar por algumas das principais avenidas da cidade o comboio chegou a Bant onde foi recebida, mais uma vez, pela Banda de Música, ao som da composição “Amigos para sempre”, deixando muitos dos presentes emocionados. Após este momento de confraternização, o comandante do Esquadrão do Comando da Bant, o maj Velasques agraciou os presentes com uma palestra sobre a história, missão e importância da unidade aérea baseada em solo potiguar, a qual se caracteriza um dos maiores complexos do País.

Por fim, em seu retorno, o comboio fez uma breve parada às margens da BR-101, onde o Departamento Nacional de Infra-Estrutura nos Transportes (DNIT) deverá instalar um monumento em lembrança à primeira pista asfaltada do estado, mais conhecida como pista velha.

“ O objetivo de lembrar o fato, reunir os amigos e massificar o conhecimento histórico foi alcançado. Os colaboradores estão de parabéns, tendo em vista a dimensão do evento neste ano. A Fundação deseja, num futuro, estar aqui com esse prédio recuperado, podendo enfim receber melhor ainda os amigos”, destacou o presidente da Frampa, o cel Marco Antônio Sendin.

O que foi a "Conferência do Potengi"?

A princípio o encontro dos dois presidentes não teria este nome, contudo, diante da Segunda Guerra Mundial, a importância estratégica do Brasil - em especial Natal - e a existência de bases americanas no País - desde dezembro de 1941 -, ambos os países decidiram dar mais importância ao que foi debatido em 1943.

Getúlio desembarcou em Natal, no dia 28 de janeiro de 1943, à 1h da madrugada e Roosevelt, no início da manhã, às 7h30, em aviões no rio Potengi, e ficaram hospedados em navios, também, atracados no rio. Roosevelt voltava de Casablanca (África), onde tinha se encontrado com o primeiro ministro britânico Wiston Churchil e o presidente russo Josef Stalin, enquanto o brasileiro vinha do Rio de Janeiro, orientado pelo ministro de relações exteriores, Oswaldo Aranha, a oferecer o envio de tropas para o conflito armado, como prova de maior envolvimento do País, alem de já possuir base americanas.

No fim da manhã do dia 28, Vargas e Roosevelt almoçaram juntos, acompanhados das mais diversas autoridades, entre elas o brigadeiro Eduardo Gomes, almirante Ary Parreira e o comandante da esquadra norte-americana do Atlântico Sul, almirante Jonas H. Ingram, além de diplomatas americanos e do interventor Federal no Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes. Logo em seguida, eles seguiram de barco pelo rio até as instalações da Rampa, cenário da fotografia imortalizada, com os dois sobre o "Jeep 7" e os arcos da Rampa ao fundo, dando início a inspeção de todas as instalações militares americanas existentes na cidade, como o 17º Grupamento de Artilharia e Campanha (17º GAC) e Base Aérea de Natal.

Banda de Música da Base Aérea de Natal

Comboio passando pela avenida Hermes da Fonseca

Moto Tribo Track do RN e o dir. Tesoureiro Pedro Tavares

Comboio chegando à Base Aérea de Natal com 35 veículos